terça-feira, 13 de abril de 2010

Visita à Biblioteca Municipal Almeido Faria

No mesmo dia 2 de Março ainda tivemos outra visita: fomos à Biblioteca Municipal de Montemor-o-Novo ouvir a história "Pele de Burro", contada pela professora Clarisse, para assim comemorarmos a Semana da Leitura.

Aqui fica o resumo desta história:

"Era uma vez uma linda princesa que vivia com os seus pais num castelo. Ela vestia-se muito bem. Um dia a rainha faleceu porque estava muito doente. O rei voltou a casar-se com outra mulher, mas esta era tão má que não gostava da princesa. Um dia a rainha disse ao rei:
- Querido rei, tenho uma coisa para te contar: a princesa tem de se casar.
- Com quem? - perguntou o rei.
- Com o princípe João. - respondeu a rainha.
- Mas ele é tão gordinho e tem os bigodes torcidos!!! - disse o rei - Tens a certeza querida?
- Claro que tenho a certeza. Vamos chamar a princesa. - disse a rainha.
A princesa ouviu o pai chamá-la e foi ter com ele. Depois o pai explicou-lhe que se tinha de casar com o princípe João. A princesa ficou muito triste e foi a correr para a floresta chamar a fada madrinha. A fada madrinha disse-lhe para pedir ao pai um vestido da cor da lua. A princesinha foi muito contente para casa e no fim do jantar disse ao pai:
- Pai, podes fazer-me um favor?
- O que é filha? - respondeu o rei.
- Quero que peças aos costureiros um vestido da cor da lua.
E assim foi fazendo vários pedidos ao pai a ver se não casava com o princípe João, até que fugiu de casa. Andou, andou e lá mesmo muito longe encontrou uma senhora que a deixou trabalhar com ela.
Um dos pedidos que tinha feito ao pai foi uma pele de burro e foi com ela vestida que se apresentou à senhora e, mais tarde, no castelo onde foi trabalhar. Ali viveu  durante muito tempo, a guardar porcos e perús.
Um dia despiu a pele de burro e vestiu um dos seus lindos vestidos. Um princípe que por ali passava viu-a e apaixonou-se. Perguntou a todas as pessoas do castelo quem vivia naquela casa e todos lhe respondiam:
- A pele de burro!
Já doente, o princípe pediu à sua mãe que pedisse à Pele de Burro para lhe fazer um queque. A rainha pediu então à Pele de Burro que fizesse o queque para o princípe. No queque o princípe encontrou um anel e mandou fazer uma grande festa para tentar descobrir a donzela a quem o anel servisse. Mas a ninguém serviu. Assim, decidiu chamar a Pele de Burro. O anel serviu-lhe e, perante o espanto de todos, ela abanou-se e a pele de burro caiu. Todos ficaram admirados por ela ser tão bonita.
O princípe e a princesa casaram e viveram felizes para sempre."

Resumo de Beatriz Cruz, 4º ano

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá!
Obrigada por nos deixares uma mensagem...
Até à próxima!